Passageiros com o Cartão Metrocard já podem ter acesso à internet.Também é estudando o uso de cartão
- Guilherme Bomfim da Silva
- 13 mar 2016
- 3 Min. de lectura

Passageiros que possuem o cartão Metrocard, usado nas linhas metropolitanas integradas e não integradas, já podem ter acesso à internet grátis por meio de redes Wi-Fi em terminais de ônibus e estações-tubo.
Dependo dos trajetos, os usuários já têm o serviço disponível nos principais pontos de deslocamento. Para os passageiros das linhas da Leblon e da Nobel, por exemplo, os pontos de acesso à internet estão no terminal Fazenda Rio Grande e nas estações-tubo PUC Paraná e Carlos Gomes, em Curitiba.
O acesso, de acordo com a Metrocard, que reúne as empresas operadoras das linhas metropolitanas, é bastante simples e destinado apenas para quem possui o Cartão Metrocard.
Basta por meio do smartphone ou tablet localizar a rede Metrocard pelo Wi-Fi. Depois é necessário informar o CPF, a data de nascimento e aceitar as condições de uso do serviço. A conexão é automática.
Todos os usuários dos cartões Metrocard têm à disposição 30 minutos por acesso para consulta de horários, usando o aplicativo Ônibus +, ou para consultar a página www.cartaometrocard.com.br.
Passageiros que utilizam o cartão Metrocard há pelo menos 60 dias também podem acessar rede sociais, como Facebook, Twitter, além de consultar e-mails.
Até a metade deste ano deve ser disponibilizado também para os passageiros um novo aplicativo, o Metrocard App, que vai ser integrado ao Google Street View e oferecer novas funções como o tempo de viagem programado e informar a previsão de quando o ônibus deve demorar para passar pelo ponto onde a pessoa está. O aplicativo também vai sugerir as linhas de ônibus mais próximas da localização selecionada pelo usuário.
De acordo com a Metrocard, têm sido realizados testes para que até junho, o sistema de ônibus metropolitanos de Curitiba também aceite pagamento de passagens por meio de cartões de crédito e débito. Sistema semelhante começou a ser implantado em linhas municipais de Jundiaí, no interior paulista.
No caso da região metropolitana de Curitiba, o sistema terá parceria da Mastercard e vai calcular a diferença das tarifas metropolitanas das municipais em caso de integração.
A possibilidade de pagamento pelo cartão de crédito ou débito será para os passageiros na modalidade comum, o vale-transporte pago pelas empresas empregadoras só será possível pelo cartão Metrocard. O Metrocard para modalidade comum também continua.
Até o final do ano também devem estar disponíveis nos terminais, máquinas de autoatendimento para carga e recarga de créditos de transporte. As máquinas serão semelhantes aos caixas eletrônicos e vão possibilitar a inserção de valores para o pagamento das tarifas.
A Metrocard também estuda a possibilidade de oferecer serviço de Wi-Fi dentro dos ônibus.
Acompanhe abaixo as estações e terminais onde já é possível acessar gratuitamente a internet pelo cadastro do cartão Metrocard:
Terminal Fazenda Rio Grande (terminal novo)
Estação Tubo Carlos Gomes
Estação Tubo PUC – Paraná
Terminal do Maracanã (Colombo)
Terminal Cachoeira
Terminal Central de São José dos Pinhais
Terminal do Guaraituba
Terminal Central de Araucária
Terminal de Pinhais
Estação Tubo 19 de Dezembro
Estação Tubo Camilo Di’Lellis
Estação Tubo Rui Barbosa
Próximos locais que devem oferecer acesso gratuito à internet
Estação Tubo Autódromo
Estação Tubo Paulo Kissula
Estação Tubo Pastor Manoel Virgílio de Souza
Estação Tubo Vila Nova
Estação Tubo Ferrari
Estação Tubo Aeroporto
Terminal de Almirante Tamandaré
Terminal Maria Angélica
Terminal do Roça Grande
Terminal do Jardim Paulista
Terminal de Quatro Barras
Terminal de Piraquara
Terminal Velho da Fazenda Rio Grande
Terminal de Campo Largo
Comments